sábado, 29 de dezembro de 2012

OLDSMOBILE (1897 - 2004)


Eventualmente, a ameaça foi cumprida. Em 1992, a General Motors anunciou a sua intenção de concentrar a produção. Isso eliminaria algumas de suas marcas, e ela era a única, mas a decisão não foi cumprida. A Aurora protótipo, série de carros-se, foi o motor da ressurreição, mas não adiantou. Uma aguda falta de rentabilidade levou ao seu encerramento e uma história de séculos bonito.

OLDSMOBILE - expulsos pela General Motors

Ele era o mais antigo da marca em os EUA, que iniciou a sua actividade em 1897, e contribuiu para a formação do grupo GM

O desaparecimento da Oldsmobile começou em 1992, quando um executivo pousou em Detroit espanhol, López de Arriortua, que lançou uma luta incansável para concentrar a produção da General Motors, o que significava que se livrar de marcas menos rentáveis ​​do grupo. E estes foram Oldsmobile e Buick.
Pouco uso de seu glorioso passado e eles foram os primeiros a ser formado, junto com Stewart, General Motors Company segurando em 1908. A sorte estava lançada para o primeiro, cujas vendas tinham caído de forma alarmante e tinha uma gama de modelos atraentes. Mas um ano depois, a situação mudou radicalmente, não os presságios de Arriortua conheceu e um protótipo apresentado no Salão Automóvel de Detroit, o Aurora, foi o antídoto para a marca.

Mas as origens Vamos Oldsmobile, nome, como veremos, era para um modelo de carro e não do fabricante. Suas origens remontam a 1887, quando Ransom Eli Olds foi dedicado a experimentar com motores a vapor desenvolvidas para carros em movimento. Olds trabalhava na loja que seu pai era na cidade de Lansing, no estado de Michigan, onde até hoje ainda é feito carros Oldsmobile.

Ransom Eli Olds nasceu em 1864 em Genebra (Ohio), e aos 16 anos se mudou com sua família para Lansing, onde trabalhou no estúdio de seu pai, que o passou a correr em 1885. Ele construiu seu primeiro veículo completo, dois anos depois, equipado com um motor a vapor de dois cavalos de potência. Mas Olds estava interessado nas experiências com explosão gasolina mecânico alimentado ocorreu Otto e Brayton Daimler na Europa e na América.

O primeiro carro

Em 1897 ele construiu um veículo equipado com um motor de combustão interna a gasolina a potência do motor cinco único e capaz de funcionar com a velocidade tremenda de 30 quilômetros por hora. Ao mesmo tempo, formou a Companhia Veículo Olds Motor, que ingressou na empresa de seu pai, a PF Olds e filho no final do ano que mudou o seu nome, ela foi renomeada fábrica de motores a gasolina Olds.

Mas essas empresas não eram rentáveis ​​e passivos cresceu continuamente. Olds não desistiu e encontrou o parceiro perfeito em Samuel Smith, que criou a empresa em 1899, os Olds Motor Works, abrangendo as duas empresas já existentes.

O capital inicial foi de meio milhão de dólares ea presidência foi assumida por Smith, que nomeou seu filho Frederick tesoureiro e secretário da mesma, enquanto Olds assumiu as funções de vice-presidente e gerente geral.

A primeira ação da nova empresa foi a construção de uma fábrica em Detroit, que em seus dois primeiros anos colocou cerca de 11 veículos, gasolina e elétrico estavam a ser colocado à venda em 1901. No entanto, em 9 de março deste ano, houve um violento incêndio que quase destruiu completamente e com ele 10 dos 11 carros feitos. Só salvou um runabout 1900 feito tarde, respondendo ao nome Oldsmobile e construiu a base para a produção futura da empresa.

Assim nasceu o carro mais famoso na história da Oldsmobile, o Curved Dash, o primeiro carro americano construído em série, através de uma linha de montagem rudimentar. Era um carro. Simples, barato e funcional, mais próximo de uma carruagem de um carro equipado com um único motor acoplado a um cilindro de transmissão cavalos sete com duas velocidades para a frente e uma reversa O endereço era um leme do tipo alavanca. Ele chegou a produzir mais de 5.500 unidades em 1904, que contribuiu para o desenvolvimento do automóvel nos Estados Unidos.

Naquele ano, ele mudou-se para a produção de carros Lansing e Olds Ransom renunciou por causa de diferenças com Smith. Olds defendeu a utilidade como o Curved Dash, enquanto Smith preferindo carros maiores, luxuosos e caros, o que foi um fracasso.

Segunda vez

Mas, então, entrou em cena William C. Durant, que fundou a General Motors em 1908, com Buick, Oldsmobile e Stewart em si, que nesse ano foi de apenas 1.055 carros. Antes disso, Olds Ransom participou da fundação de uma nova marca de carros, Reo, nome formado pelas iniciais de seu nome.

Após duas décadas de contínuas mudanças nos métodos de produção, a marca encontrada no 30 e 40, a melhor maneira para o seu desenvolvimento: a inovação tecnológica. Anteriormente, em 1925, introduziu o uso de peças cromadas, e em 1927 todos os carros tinham quatro rodas freios. O modelo mais popular da época foi o F. Series

Em 1937 criou uma transmissão semi-automática, e três anos mais tarde, todos os modelos foram equipados com uma caixa de câmbio automática chamado Hydramatic.

Em 1942, o nome desapareceu Obras Olds Motor, a ser chamado de Oldsmobile.

Em 1949, ele desenvolveu um novo oito cilindros em V, cinco litros e uma potência de 135 hp que Futuramatic chamados de foguetes, que se tornou muito popular para ser usado em carros de corrida do campeonato NASCAR que dominou durante anos.

Vem Toronado

Em 1005 o primeiro carro de 1908 foi aprovada em 1933 e 36.072 em 1958 310.795. Naquele tempo, as SS motores de foguete modelo chegou a uma potência de 300 cavalos. O cutelo e Delta foram os mais populares carros Oldsmobile. Mas o mais importante veio em meados dos anos 60. Foi o Toronado.

Stan Wilen, designer-chefe, pediu a seus funcionários a fazer o carro que eu teria gostado de si mesmos. Assim começou um cupê de duas portas e cinco lugares equipado com um motor V8 de sete litros e 385 cavalos. Mas a sua principal característica era que seu carro estava nas rodas dianteiras, algo não visto em os EUA desde o Cabo de 30s.

Com o Toronado foi alcançado recordes de produção novas, para superar as 650.000 unidades em 1965, ano de comercialização. Sua última versão foi feita em 1978.

Os carros fabricados milhões foi alcançada em 1979, mas depois começou a desvanecer-se Oldsmobile. Produção diminuiu e da gama de modelos foi empobrecida. Hoje tem cinco carros, incluindo duas versões de outros veículos da GM. O protótipo Aurora, produzidos em massa, aumentou as expectativas de 1993, mas logo caiu de novo para voltar, a fim de que o juízo final foi cumprida Arriortua mas sete anos de atraso.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário