Carroll Hall Shelby iniciou nos negócios com uma pequena frota de caminhões de entulho e então decidiu entrar para o negócio do óleo, onde começou de do “zero”. Correu na categoria força livre com um Ford 1932 e depois passou a se dedicar às corridas de carros esporte com um MG TC.
Em 1964, Carroll Shelby posa com sua nova produção e carro de corrida Cobra – Venice, Califórnia. “É um potente motor, porém em um carro pequeno e leve.” – Shelby explica em poucas palavras, o segredo para o desempenho do Cobra.
Caroll Shelby iniciou a sua carreira de piloto em 1952. Em 1959, venceu as 24 horas de Le Mans ao volante de um Aston Martin e, três anos depois, viria a destacar-se ao volante dos roadster Cobra, cuja versão mais competitiva entraria na história como Shelby Cobra.
Entra para a história do automobilismo mundial, o norte americano Shelby Cobra 427 – Ford V8, nascido no ano de 1962, criado pelo piloto texano Carroll Shelby, chamado também de “A Serpente do Asfalto”.
O Shelby Cobra se tornou um dos principais ícones de corrida, principalmente às 24 horas de Le Mans, o qual venceu em 1966 e 1967. Tudo isso ocorreu, pois foi criada um aliança da Shelby com a Ford, a mando de Henry Ford II, que desejava de qualquer maneira vencer a prova com um motor da Ford Motor Company.
Shelby e sua equipe conferem cada detalhe da criação do primeiro Cobra preparado na ”Dean Moon Shop” – Santa Fe Springs, Califórnia, em fevereiro de 1962.
Em 1963 o Shelby Cobra venceu o Campeonato Americano de Construtores, vencendo com facilidade as Ferraris e os Corvettes. Essa era a maior prova do quanto esse carro era potente.
Primeira criação do Cobra na loja “”Dean Moon Shop” em Santa Fe Springs, Califórnia.
Por uma grande felicidade do acaso que nasceu o Shelby Cobra. O seu criador, Carroll, ao saber que a fábrica inglesa AC iria parar de fabricar o roadster ACE, imediatamente entrou em contato com esta empresa sugerindo a aplicação de um motor V8. A AC aceitou a proposta contanto que fosse providenciado um motor adequado para o chassi.
Uma frota de Shelby Cobra cupês que está sendo montado e preparado.
Carroll entrou em contato com a GM e propôs a utilização dos propulsores V8 da marca, porém, a GM ficou receosa com a concorrência dos Coverttes, e não aceitou a proposta feita. Shelby teve a idéia de se comunicar com a Ford, que desejava um carro para competir com o Corvette e que já possuía um motor V8 compacto de alta performance que se encaixaria perfeitamente no projeto.
“Eu não vou tomar essa atitude derrotista e ouvir toda essa porcaria das pessoas que não têm nada a acrescentar, a não ser prever o caos.” – Carroll Shelby
O resultado foi o aproveitamento do chassi do ACE com a motorização do motor V8 Ford 260 (primeiro modelo de motor do Cobra). As rodas eram inglesas. O carro era quase 500 kg mais leve que o Corvette e isso fez muita diferença nas pistas, além da potência de 485cv do modelo de competição.
“Next year, Ferrari’s ass is mine!” - Fala de Carroll Shelby,após perder para a Ferrari. Já em 64 e em 65 Shelby cumpri o que disse e vence com o Cobra. Não mexa com o Texas!
Ford, Shelby e sua equipe de artesãos conseguiram criar um carro que se tornou ao mesmo tempo, o mais amado, temido e copiado carro esporte em toda a história americana de automóveis.
Carroll Shelby, ao volante de sua criação – O carro Cobra – Venice, Califórnia, 1963.
Nenhum comentário:
Postar um comentário